Sobre a minha abordagem, a terapia Cognitivo-Comportamental
A psicologia é uma área multifacetada, psicólogos (as) tem diferentes metodologias para abordar o ser humano, a minha é denominada terapia cognitivo comportamental (TCC), o que a caracteriza?
A TCC é uma abordagem colaborativa, que concentra-se na interação entre a forma como pensamos, nas emoções e como agimos nos diferentes contextos da vida, entendendo os porquês dessa interação terem se formado e se mantido, elaborando estratégias para flexibilizar com alternativas mais adaptativas a situação.
A modificação pode ser feita a partir de diferentes técnicas cognitivas, comportamentais, automonitoramento e autorregulação. Reestruturando a forma como se vê o mundo e as outras pessoas, se transforma a forma como se sente.
A TCC é considerada "padrão ouro" e tem amplas evidências científicas da sua eficácia. Pessoalmente, escolhi esta abordagem por me apaixonar pela sua prática na clínica!
Adquirir as habilidades dentro da terapia é como andar de bicicleta, aprender a forma como se pensa, o que sente em seguida, as nossas ideias que moldam nossas interpretações, leva tempo, é um processo gradual, mas transformador ao longo do tempo!
Todos temos uma história de vida que molda nossa interpretação sobre mundo, entender a validade, utilidade e implicação dos pensamentos pode transformar a perspectiva de como você se sente.
Aprender novas habilidades para entender e se expressar para outras pessoas, mediando conflitos, criando vínculos mais autênticos consigo e com os outros.
Terapia na TCC pode ser divida em 3 partes, a abertura na qual se verifica estado emocional, tarefas e pautas, o corpo no qual se discute os problemas e treina habilidades, e o encerramento no qual se resume, discute plano de ação e feedback.
O que esperar dentro da terapia
© Nathan Bertoncelo - 2024.